Contexto histórico

Colaboração para Folha Online

Para que o jazz se convertesse na música popular americana, era necessário que ele fosse branco. Sem demérito ao grande talento de Goodman, alguns chegaram a apontar que, se havia um rei do Swing, o cetro deveria pertencer ao baterista e também bandleader Chick Webb. Mas a América racista da época não podia coroar um negro.

Assim, Benny Goodman tinha tudo para receber o título: era excelente músico e bandleader, e contava com os melhores arranjadores e músicos. Não por acaso, muitos eram negros. Praticamente todas as orquestras, mesmo as inteiramente brancas, encomendavam arranjos a negros. Mas Goodman soube ser grato e foi o primeiro a formar uma big band mista.

Quando ele pinçou da orquestra o trio para shows mais intimistas, muitos o aconselharam a substituir o pianista Teddy Wilson por um branco, receosos de que o destaque dado a ele poderia fazer naufragar o projeto. Goodman foi firme na decisão e não se arrependeu. As gravações de seus pequenos grupos com Wilson e outros (Charlie Christian, Lionel Hampton) entraram para a história como as melhores contribuições do bandleader ao jazz.