Biografia

O prodígio da guitarra

HELTON RIBEIRO
Colaboração para Folha Online

O guitarrista ganhou fama da noite para o dia ao ingressar no Return to Forever com apenas 19 anos. O trio com John McLaughlin e Paco de Lucia também tornou-se lendário. Ele foi um dos mais velozes guitarristas do jazz fusion, mas depois passou a se dedicar também à world music, alternando a guitarra com o violão, que toca com a mesma destreza.

Filho de italianos, Meola nasceu em Jersey City, Nova Jersey, em 22 de julho de 1954. Desde criança, já freqüentava clubes de salsa, até descobrir o jazz com Chick Corea e Larry Coryell.

Em 74, o próprio Corea o convidou a entrar para o Return to Forever. Os solos velozes e enérgicos de Meola atraíram o público roqueiro, proporcionando ao grupo suas melhores vendagens, em discos como "Where Have I Known You Before" e "Romantic Warrior".

Dois anos depois, ele iniciou carreira solo com "Land of the Midnight Sun". Este e os subsequentes "Elegant Gypsy", "Casino" e "Splendido Hotel" já traziam elementos de world music. Em 80, Meola gravou com John McLaughlin e Paco de Lucia "Friday Night in San Francisco", que vendeu mais de dois milhões de cópias.

A partir dos anos 90, ele gravou com mais freqüência world music acústica, como "World Sinfonia" e "Di Meola Plays Piazzolla". Em 96, formou o trio The Rite of Strings, com o violinista Jean-Luc Ponty e o baixista Stanley Clarke (outro ex-Return to Forever). Seu novo CD, "Diabolic Inventions and Seduction for Solo Guitar, Volume I", tem lançamento previsto para o fim de outubro de 2007.