Contexto histórico

Colaboração para Folha Online

Até os anos 50, o músico de jazz, em geral, tinha pouco ou nenhum controle sobre sua obra, e uma visão de negócios que não ia muito além de gerir o próprio grupo. Empresários, gravadoras e editoras musicais pareciam falar um idioma incompreensível para os artistas. Por isso, eram frequentes os casos de músicos prejudicados em contratos com gravadoras, ou ludibriados por empresários.

Charles Mingus foi um dos primeiros a tentar superar essas limitações, aprendendo a trabalhar do outro lado do "balcão". Criou selos independentes, organizou uma associação de músicos (Jazz Artists Guild) e financiou shows.

O empreendimento mais frutífero foi o selo Debut Records, aberto em sociedade com o baterista Max Roach, em 52. Durante seis anos, a pequena gravadora lançou discos de Miles Davis, Charlie Parker, Sonny Rollins, dos próprios donos e o famoso "Jazz at Massey Hall", considerado o melhor disco ao vivo do jazz, com um grupo formado por Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Bud Powell, Mingus e Roach.